domingo, 14 de agosto de 2011

Dia 5. Capadócia



Se havia um local na Turquia que criava maiores expectativas era, sem dúvida, a Capadócia. Só por essa razão iriamos enfrentar 11 horas de camioneta para lá chegar.
A nossa opção foi ficar em Göreme. Na verdade, se alguém entender explorar a Capadócia, deve ficar instalado nesta pequena vila e não nas vizinhas aldeias ou na enorme e grotesca cidade de Nevshir.

Quando chegamos a Göreme, pelas 8h00, indicamos o nome do Anatolian Cave Pension no posto de turismo. Ligaram para o hotel e vieram prontamente buscar-nos. Tal como havia sido prometido em troca de e-mails anteriores, fomos recebidos com uma explicação sobre como visitar a região. Decidimos aceitar a proposta de fazer 2 excursões em dois dias: o green tour e o red tour com um custo de 55 YLT e 70 YLT respectivamente por pessoa. Na verdade, por um preço acessível, contratamos os serviços de agências de viagens locais. Foi uma excelente decisão. Estava a contar visitar a região pelos nossos próprios meios. Acreditem. Não era mesmo boa ideia.

Assim, cerca de uma hora depois de chegarmos a Goreme, estávamos já a entrar numa camioneta de 16 lugares com um grupo de asiáticos e umas americanas guiados por uma turca local. Como ainda não tínhamos quarto, avançamos sem banho tomado e com a mesma roupa que enfrentamos as 11h de camioneta. Este tour começou com a visualização do Castelo de Goreme que já não se encontra aberto ao público em virtude de ter falecido uma cidadã espanhola recentemente devido a uma queda. Ainda assim, as vistas no local eram impressionantes.



Depois, fomos para Museu ao Ar Livre de Goreme. Este museu contém alguma das mais impressionantes igrejas do início da Cristandade. Contudo, é difícil imaginar um local onde os guias têm tempo limitado para dar as suas explicações. Este museu é um desses locais. E se acrescentarmos o calor… Ai o calor…






Após esta visita, fomos levados a Avanos para almoçar. O almoço foi buffet e bastante agradável. Deu para refrescar e retemperar. Deslocação seguinte: visitar uma olaria. Naturalmente esta visita tem o objectivo encoberto de venda de artesanato. Porém, fomos recebidos com um chá de maçã fresco e uma demonstração interessante da arte de olaria tradicional. Para além disso, ficamos a saber que o estado turco garante 100 postos de trabalho no sentido de manter as tradições do artesanato da região. Um exemplo a seguir.
Depois, fomos para ver as famosas chaminés de fadas (“Fairy chimneys”). De facto, é um dos locais mais bonitos da região, mas a visita foi feita no auge do calor. Pese embora as vistas fossem fantásticas, o calor intenso impediu-nos de as aproveitar adequadamente.





Fomos depois, ainda durante um calor intenso, a um local repleto de formações rochosas que se assemelhavam a animais ou pessoas, chamado Devrent Valley. Ainda nesta zona, paramos num local com vista privilegiada para o Rose Valey.

A excursão terminou com uma visita a uma adega de vinhos locais.
Regressados ao Hotel, finalmente podemos descansar num quarto surpreendentemente grande e confortável face ao preço. À noite apreciamos a magia de Goreme a partir de um jantar na varanda de um dos muitos restaurantes, todos com preços muito acessíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário